Publicado em 26 26America/Recife fevereiro 26America/Recife 2014

Confira a programação do Carnaval de Olinda 2014

Olinda conta com 11 polos de animação por toda a cidade

Por: Diretoria de Turismo

Foto: Williams Aguiar/Pref.Olinda

Foto: Williams Aguiar/Pref.Olinda

Olinda vai fazer do Carnaval 2014 uma grande festa com 11 pólos de animação, 196 atrações de palco, 500 agremiações, 40 atrações itinerantes e orquestras fixas nas ladeiras. O compromisso da cidade é com a alegria e a cultura, exaltando as expressões artísticas de todo o Estado na cenografia que contempla a obra do artista de Olinda, Bajado.

A programação será autenticamente local. Destaque para os desfiles de blocos e cortejos no sábado e domingo, a apoteose dos Bonecos Gigantes e o Encontro de Maracatus de Baque Solto na segunda-feira, o Encontro de Bonecos Gigantes na terça e os encontros de Bois e Ursos na Quarta-feira de Cinzas, além do Pólo Infantil na Praça do Carmo.

Nos palcos dos pólos de animação, artistas pernambucanos são a maioria. Nas ruas de Olinda, o frevo das diversas agremiações e Bajado. É que, em homenagem ao centenário do pintor, a cidade veste as cores de suas obras na cenografia da festa e o presenteia com o tema do Carnaval 2014: “Bajado, um artista de Olinda, 100 anos”.

Pelos quatro cantos da cidade: 11 focos de animação garantem a festa nos bairros. São eles, Fortim,Infantil (Carmo), Maracatu (Varadouro), Samba (Alto da Sé), BonsucessoGuadalupeSalgadinhoAmaro BrancoXambáRio Doce e Casa da Rabeca. Entre as atrações do palco principal, localizado no Fortim, estão Elba Ramalho, Café Preto, Nena Queiroga, Eddie, Romero Ferro, Andréa Luiza, Karynna Spinelli, Silvério Pessoa, Orquestra Contemporânea de Olinda, Siba. No Pólo Guadalupe vai ter Geraldo Maia, Monica Feijó, Selma do Coco, Lucas dos Prazeres. O Pólo Amaro Branco exalta o coco-de-roda, com os coquistas da cidade – Dona Ana Lúcia, Dona Del, Coco do Pneu, Arnaldo do Coco.

Já o bairro de Salgadinho vai ser embalado com muito samba, frevo e maracatu. Outro pólo famoso do carnaval de Olinda é o Pólo Samba, que este ano traz D´Breck, Oriente, Batucada Simpatia, Cris Galvão, Jorge Riba, Paulo Perdigão, Bateria Cabulosa. Os maracatus e afoxés da cidade também marcarão presença com Nação Pernambuco, Maracambuco, Leão Coroado, Camaleão, Oxum Panda, Alafim Oyó, entre outras atrações no Pólo Maracatu.

Abertura em Olinda: o Carnaval é aberto oficialmente na quinta-feira (27), a partir das 20h com shows no Pólo Fortim. Ópera Bajado, um projeto do saxofonista e maestro olindense Ivan do Espírito Santo, que teve inspiração para composição de 19 músicas no acervo fixo de Bajado que fica na Prefeitura de Olinda, será uma das atrações. Em seguida, é a vez de Alceu Valença embalar a multidão com seus sucessos como Tropicana e Diabo Louro, além das canções recentes de seu novo CD. Para fechar a noite, o sambão do grupo Patusco.

Mulher: O Pólo Bonsucesso, na terça-feira de Carnaval, vai ter uma programação de palco formada somente por bandas femininas. Assim, a Prefeitura de Olinda rende homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março. Aurinha do Coco, Orquestra 100% Mulher, Catarina de Jah são algumas atrações que tocam.

Homenageados: Nesse ano, serão 12 homenageados no Carnaval de Olinda. São eles Bajado, Mãe Biu, Amaro Ezequiel, Antônio Aurelio Sales (cabela), Carlos Fernando, João Trindade do Elefante de Olinda, Maracambuco, Menino da Tarde, Mestre Nazaré, Olimpio Bonald Neto, T.C.M. John Travolta e Sonca. Confira a página dos homenageados, aqui: http://carnaval.olinda.pe.gov.br/carnaval-2014/homenageados

Confira toda a programação do Carnaval de Olinda 2014:

Agremiações & Atrações Especiais

Polos