Espaços Públicos

Por: admin

Pólo Fortim/Foto: Passarinho

Pólo Fortim/Foto: Passarinho

Olinda possui diversos espaços, abertos ou fechados, para a realização de eventos, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Entre os espaços públicos que podem ser, através de contato com a Prefeitura de Olinda, disponibilizados, tem-se o Clube Atlântico, o Mercado Eufrásio Barbosa, a Praça do Fortim, a Praça do Carmo, a Praça Laura Nigro, o Teatro de Bonsucesso e o Cine Olinda, estes dois últimos atualmente em reforma.
Atualmente, tanto o Clube Atlântico quanto o Mercado Eufrásio Barbosa estão sendo administrados pela Secretaria de Cultura da cidade. O Mercado já foi palco de eventos de médio porte como festivais de música, entre eles o “Mercado da Música”, dentre vários outros. Recentemente, o Clube Atlântico, com capacidade para 800 pessoas, juntamente com o Cine Olinda e outros imóveis, abrigaram a “Casa Cor 2011”, tradicional mostra de arquitetura e decoração realizada todos os anos anteriores em Recife, sendo Olinda escolhida este ano. A mostra recebeu cerca de 30 mil pessoas este ano.
A Praça Laura Nigro, juntamente com outros locais abertos como a Praça do Carmo, também já foram palco para  eventos como o “Janeiro de Grandes Espetáculos”, com apresentações de teatro e música gratuitas para o público.
Eventos de maior porte são realizados na Praça do Fortim, onde ocorrem grandes shows de abertura do Carnaval de Olinda e outros ao longo do ano, e na Praça do Carmo que recebeu no ano de 2011, pela segunda vez, a Fliporto (Festa Literária Internacional de Pernambuco), que só no último ano recebeu aproximadamente 80 mil pessoas e movimentou um total de R$ 10 milhões de reais nos 5 dias do evento.